segunda-feira, 1 de junho de 2009

Paulo, modelo de discípulo e missionário


Estamos concluindo o Ano Paulino, evento de dimensão universal, que objetivou um conhecimento mais profundo dessa grande figura do catolicismo. Celebrar os 2000 anos do nascimento do Apóstolo Paulo significa recuperar, trazer à tona, evocar a figura fascinante do Apóstolo que tanto bem fez à Igreja, que tanto impulso deu ao Cristianismo, com toda a sua riqueza, com toda sua complexidade, a sua teologia, o seu ardor missionário, sua capacidade de diálogo com o mundo daquela época. 
Estamos em Missão, as Santas Missões Populares, que é a proposta do Ano Paulino, busca inspiração no Apóstolo Paulo na realização do Projeto Missionário. 
Muitas foram as adversidades sofridas pelo Apóstolo Paulo. Ele viveu pelo Evangelho e por ele deu a vida sofrendo o martírio do qual não fugiu, tendo consciência de que, devido às perseguições que sofria, esse seria o seu fim. Não hesitou diante das ameaças, enfrentou toda sorte de sofrimentos pelo amor ao evangelho. Era perseguidor de Jesus, mas tornou-se testemunha daquele que também o perseguiu na estrada para Damasco. 
Paulo não era um homem mau. Era um praticante e zeloso judeu e fariseu, destemido e valente, o tipo de homem que Jesus precisava para tornar-se conhecido e amado. Foi o Apóstolo dos Gentios.
Na carta aos Filipenses, exorta seus seguidores para que vivam segundo seus ensinamentos indicando-lhes os meios: “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo. Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele. Agora vocês podem tomar parte comigo na luta. Como vocês sabem, a luta que vocês viram que tive no passado é a mesma que ainda continua (Fl 1,27-30).
Ele, Paulo, sabe que aquele que ama deve estar disposto a sofrer e a dar tudo de si, em vista desse amor. 
Ele exorta seus seguidores com palavras e com o exemplo. Testemunha sofrendo na própria carne as dores do martírio, que enfrentou com valentia para igualar-se em tudo a Jesus, a quem amava entranhavelmente. Seu sangue derramado testemunhou sua vida em Cristo e o imortalizou nos anais da história da Igreja. Mediante as próprias cartas, destinadas aos fiéis por ele convertidos ao amor e seguimento de Jesus, assegura não ter trabalhado em vão. A morte de Paulo foi propícia para o crescimento da Igreja primitiva. 

Trabalhando incessantemente no anúncio do evangelho, dá um testemunho irrefutável: fiz-me tudo para todos para levar todos para Cristo. E, assim como fez, deseja que seus companheiros de missão façam o mesmo e sem medo de seus inimigos. Exorta-os a serem corajosos, a fim de não serem derrotados e sim vencedores. Isso significa que eles devem confiar em Deus, que lhes dará a vitória de seus esforços, e não em suas próprias forças ou habilidades. Lembra-os de que Deus já lhes deu o privilégio de se tornarem apóstolos servindo a Cristo, não apenas crendo nele, mas também sofrendo por ele. 
Na fidelidade ao evangelho deverá enfrentar perigos, ameaças, problemas. Não é possível descuidar-se, mas também não devemos nos assustar diante de situações difíceis ou dolorosas. Não somos vítimas de situações trágicas e sem sentido, mas fazemos parte importante do projeto amoroso de Deus, embora às vezes desconcertante.
Paulo, sua vida e seus escritos. E nós?  
Paulo é muito prático, simples e profundo ao mesmo tempo, é terno e enérgico não admitindo meio termo. Isso é próprio de seu temperamento, mas olhando-o por outro ângulo descobrimos nele a ternura de um pai amoroso e sincero.

Elma Guidine
Com. Menino Jesus


Nenhum comentário: