quinta-feira, 30 de abril de 2009

Editorial


Mês de maio, mês da mãe de Deus e nossa. Mãe da Igreja. Rainha dos apóstolos... Vários outros títulos são atribuídos a Maria. De fato, ela não é uma mulher qualquer como muitos dizem por ai. Ela é modelo de mulher, de esposa, de mãe, de como se comportar nos momentos difíceis, nos momentos de dores e de dúvidas. Temos muito que aprender com ela.
A Sagrada Escritura nos diz que Maria ouvia e guardava tudo em seu coração. As mesmas palavras que Deus dirigia à mãe de Jesus, Ele as dirige a nós em nossos dias, tão difíceis. Maria passou por situações muito difíceis também. Mas ela venceu. E por que ela venceu? Porque ela estava sempre sintonizada com Deus, acreditava nos projetos de Deus. Com certeza, não deve ter sido fácil para Maria ter respondido “SIM” ao projeto de Deus. Quantas coisas devem ter passado em sua cabeça no momento do seu diálogo com o Anjo Gabriel! Mas o anjo lhe esclarece tudo: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome Jesus (...) E Maria perguntou ao anjo:” Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?” “O anjo respondeu:” O Espírito Santo virá sobre você, e a força do Altíssimo a cobrira com sua sombra.”
O que é a “força do Altíssimo”? Não é Deus?
Conosco não é diferente: a força do Altíssimo nos cobre todos os dias com sua sombra. Podemos crer. “Para Deus nada é impossível”. Que o “eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”, seja o nosso, também.
Assim como Deus quis precisar de Maria, Ele quer precisar de nós também. Nesse mês de maio, estamos celebrando, no calendário litúrgico, a Ressurreição de Jesus, garantia de nossa ressurreição. Jesus é nossa luz e quer que sejamos luzes também: “Vos sois a luz do mundo.” A luz brilhou na escuridão do mundo! A vida surgiu vencedora. Cristo venceu a morte e o pecado. Unimo-nos ao mistério pascal de Cristo, acendendo nossas velas no Círio Pascal. Precisamos ser luzes em meio a tantas trevas. Jesus é essa luz maior. “Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. E ele é vida e ressurreição.
Que este período pascal seja, para todos nós, tempo de várias ressurreições. Abramos nossos corações para que Cristo possa acender sua luz e, a partir dessa luz, possamos acender luzes dentro do coração de nossos irmãos. Que Maria, modelo missionário, abençoe nossas SANTAS MISSÕES POPULARES. E que Jesus ressuscitado nos envie bons missionários, que possam semear a semente do amor, da verdade, da esperança, da fraternidade... Que o Espírito Santo, protagonista da missão nos ilumine em nossa missão, e nos faça verdadeiros missionários do Reino de Deus, que também é nosso.

Pe. Geraldo Reis

Nenhum comentário: