quinta-feira, 30 de abril de 2009

CARTA DO PÁROCO


Sétima semana de animação catequética

A Igreja, ao celebrar 50 anos do primeiro Ano Catequético, quer dar continuidade e dinamismo ao movimento catequético e fazer com que todas as dioceses, paróquias e comunidades sejam, de fato, comunidades catequizadoras, cuja centralidade é a formação para o discipulado.
Nesse sentido, a 44ª Assembleia Geral dos Bispos (2006) aprovou por unanimidade a realização de um Ano Catequético. A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando à catequese, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese (DNC – 2002 a 2005); e também na V Conferência de Aparecida. Sem o impulso da catequese não há como formar discípulos missionários.
O Ano Catequético Nacional em 2009 quer consolidar esta caminhada e apontar luzes e pistas para os novos desafios da realidade. Para isso, realiza, de 6 a 11 de outubro, a 3ª Semana Brasileira de Catequese, em Itaici – SP, cujo tema é “Iniciação à Vida Cristã”.
Em nossa paróquia, realizaremos, em algumas comunidades, a 7ª Semana de Animação Catequética, que contará com refelxões feitas à luz do subsídio que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) elaborou.
Como eu costumo dizer, a Semana de Animação Catequética é para todos nós o tempo da Graça de Deus. É Deus que vem até nós e nos abraça. Ele nos abraça e nos envia em missão. E a missão de catequizar é árdua. Existem aqueles que querem ser catequizados e participam. Porém, existem aqueles que precisam ser catequizados, não querem ser catequizados e não participam. Por isso, que a missão de catequizar é árdua. Precisamos ser bons catequistas, dinâmicos, claros, seguros para convencer os catequizandos. Vivemos num mundo plural e secularizado, onde o material parece falar mais alto, conquistar mais. Vale à pena lembrar a música do Padre Zezinho: “Eu vim de lá do interior, aonde a religião ainda é importante...” De fato, sem religião onde iremos parar?
Faço votos de que a 7ª Semana de Animação Catequética seja frutuosa e participativa. É tempo de semeadura. A semente é a Palavra de Deus. Os diversos tipos de terrenos são os nossos corações e os corações de nossas comunidades. Os semeadores: Jesus e cada um de nós.
Que a Mãe-Aparecida nos proporcione o vinho do ânimo, da curiosidade, do desejo de participarmos assiduamente dessa oportunidade que a Paróquia nos oferece.

Padre Geraldo Reis.

Nenhum comentário: