quinta-feira, 30 de abril de 2009

CONHECENDO NOSSA PARÓQUIA


Comunidade Santa Rita de Cássia

A comunidade Santa Rita de Cássia está situada no bairro Pedra Branca, na área rural da cidade de Ipatinga. Antigamente, quando não havia estradas, apenas trilhos da ferrovia, as famílias se reuniam nas casas para fazer as "rezas". Famílias inteiras juntavam-se e recitavam o terço, o oficio de Nossa Senhora, as ladainhas e "levantavam bandeiras". Durante a quaresma, reuniam-se todos os dias; nos demais tempos litúrgicos, somente aos sábados.
Com a construção, em 1972, da escola do bairro Pedra Branca, alguns membros da Paróquia Cristo Rei como Bernardina e João Dominguinho, começaram a celebrar com a comunidade na escola. Em 1974, Pe. José Miranda passa a ser o pároco; assim a comunidade passa a celebrar a palavra e também a participar da Santa Missa. Acontecia, ainda, o sacramento do batismo na escola.

Capela
Em 1980, com o incentivo do Pe. José Miranda a comunidade inicia a construção da capela. O terreno foi doado pelo Senhor José Antônio de Araújo e a capela foi erguida em mutirão. Entre vários outros fundadores estão: José Antônio, José Rodrigues, José Santana Caetano, Júlio Ferreira, Maria Peres, Clarindo Antônio Viterbo, Pe. José Miranda, de maneira geral toda a comunidade se envolveu na construção, inclusive os jovens.

Sonho
Em 1981, a comunidade já possuía um local para se reunir e celebrar. A escolha do nome e da padroeira foi sugestão de José Antônio, após ter sonhado com Santa Rita (santa que não conhecia). Ele contou sobre o sonho ao Pe. Miranda e, após três meses, o padre doou a imagem para a comunidade, ficando, assim, denominada Comunidade Santa Rita de Cássia.

Nenhum comentário: