sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A MULHER NA FAMÍLIA, NA IGREJA E NA SOCIEDADE


O dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de uma jornada de trabalho de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Uma circunstância que deve ser comemorada, relembrando todas aquelas mulheres que, ao longo dos séculos, deram a vida para defender a vida e procurar, com unhas e dentes, os próprios direitos.
A Bíblia e todas as religiões estão cheias de mulheres corajosas, destemidas, que assumiram a própria existência como missão não só de gerar a vida, mas de defender, cuidar, amar a vida gerada.
Aliás, não há como não sermos todos nós devedores às mulheres por ter-nos trazido durante uma gestação inteira no seio e tendo depois cuidado de nós com carinho, amamentando-nos e ensinando-nos os primeiros passos na terra e na vida. A missão da mulher é tão grande que Deus, na sua infinita sabedoria e poder não dispensou a ajuda da sua própria criação, a mulher para enviar seu filho Jesus entre nós.
Mulheres não podem destruir a vida porque ela nasceu e foi dotada de instinto materno para defender a vida plenamente. Por isso, acredito que “toda mãe passa direto pela porta do paraíso e vai para o céu”. A cada mãe que entra no céu, Deus acolhe-a com festa, com música, por ser uma cooperadora direta na obra da criação.
Mulheres, como temos agido diante desta grande verdade e revelação de Deus?Não é dia das mulheres ruins, é o dia das mulheres boas. E quem sabe as mulheres ruins se sentindo amadas, se transformem em mulheres boas. Uma coisa é certa: as mulheres têm a chave do coração do homem. Elas podem, com bondade, amor e paciência, transformar o mundo e colocar muito amor e ternura no coração da humanidade.
Mulheres esta é a nossa missão e responsabilidade na família, na Igreja e na sociedade com a formação religiosa, moral, econômica, social e psicológica a nós confiada por Deus.
"De coração te busquei, não me deixes fugir dos teus mandamentos. Guardo a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. (Sl. 119:10-11).
Assim, a Família representa uma das áreas que mais precisa da nossa atenção: a Igreja é um lugar de serviço e de oração, por isso não desperdicemos nossos dons e talentos. Coloquemo-los a serviço do Senhor, por meio de nossos irmãos, em nossas famílias, nas comunidades e no trabalho. A Igreja e a Sociedade pretendem juntas chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, criada a imagem e semelhança de Deus, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. Uma sociedade destituída de valores precisa de homens e mulheres, pai e mãe, filhos e filhas tementes e amantes a Deus na certeza de que “Eu e minha Família serviremos ao Senhor”.
Parabéns Mulheres pelo seu, meu, nosso Dia.
Elma Lopes Guidine – Comunidade Menino Jesus

Nenhum comentário: