sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

MADRE PAULINA – DIA 25 DE MARÇO


O nome de nascimento de Madre Paulina era Amábile Visintainer. Nasceu em Vigolo Vattaro, Itália, no dia 16 de dezembro de 1865. Sua família imigrou para o Brasil em 1875. Em 1890, Amábile, sensibilizada com a situação dos pobres e dos doentes, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que foi aprovada cinco anos depois. Nessa ocasião, Amábile e suas companheiras emitem os votos religiosos em Nova Trento, quando Amábile passa a se chamar Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Embora fosse a diretora da Congregação, Madre Paulina continuou seu trabalho como assistente aos necessitados, cuidando em especial dos idosos, dos órfãos, dos doentes. Suas atividades eram divididas entre a Santa Casa e o Asilo Vicente de Paula.
Muito ativa, desejava que a Congregação fosse difundida, portanto incentivava as irmãzinhas às missões junto aos índios. Dedicou-se também, em 1903, à assistência aos ex-escravos.
Em 1942, depois de quatro anos de sofrimento por causa do diabetes, que a obrigou a amputar o braço direito e a levou à cegueira, morre Madre Paulina, no dia 9 de julho.
Oração: Senhor, Pai de bondade, nós vos rogamos pela canonização de Madre Paulina, que com seu testemunho de verdadeiro amor aos mais carentes, demonstrou reconhecer nos corações mais sofridos a presença do vosso Filho Jesus. Concedei também a nós a graça de ver em nossos irmãos o rosto do vosso divino Filho e a eles nunca negarmos nossos préstimos. Amém. Madre Paulina, rogai por nós.

Nenhum comentário: