sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA

Vanderley da Cruz

A paz é fruto da Justiça (Is 35, 17)
“A Campanha da Fraternidade é um grande esforço da Igreja no Brasil para viver intensamente o tempo santo da Quaresma. Somos chamados a fazer parte deste fraterno mutirão cristão e através da oração, do jejum, da prática da caridade e da escuta atenta da Palavra de Deus a nos prepararmos para viver e celebrar o momento mais importante do ano litúrgico e da vida cristã, que é a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo.
Este ano, a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema: “Fraternidade e segurança pública” e como lema: “A paz é fruto da justiça (Is 32, 17)”.
O objetivo geral deste ano é despertar “o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, nas famílias, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social, que seja garantia de segurança para todos.” A paz que buscamos é a “paz positiva”, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao “outro” e a mediação pacífica dos conflitos, e não a “paz negativa”, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os “diferentes”, e tendo como foco os bens materiais.
Citamos alguns dos grandes ensinamentos desta Campanha:
► Violência é toda violação dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
► A segurança é uma conquista e construção histórica.
► Ela depende, em sua raiz, do compromisso e da responsabilidade de cada pessoa.
► Ela só será alcançada quando a violência for vencida e a paz passar a reinar.
► A violência não se vence com violência, nem a segurança pública será conquistada com armas.
A partir do objetivo geral e dos objetivos específicos é preciso VER a situação da segurança pública com um olhar cristão, e então nos perguntarmos: “Como está a vivência da paz nos nossos dias e o que nós temos feito para ajudar a construir uma cultura de paz?”. Logo em seguida a partir da pessoa e mensagem de Jesus, das Santas Escrituras e da Tradição da Igreja, JULGAR (ILUMINAR) esta realidade e procurarmos descobrir os caminhos traçados por Deus para transformá-la. Depois, deveremos assumir o compromisso de AGIR concretamente, para alcançarmos a justiça que leva a paz, paz que vence a violência e gera a segurança para todos.
A paz é fruto da justiça de Deus (Is 32, 17).
Vanderley da Cruz, Comunidade São Pedro
Este texto faz parte da Cartilha para Reflexão Comunitária, confeccionada, em comunhão fraterna, por membros das Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo (Adenildes, Vanderley da Cruz, Etelvina, Conceição, Gilma e Lia).

ESTE ANO, IREMOS REALIZAR O ESTUDO DO TEMA NAS COMUNIDADES ENTRE OS DIAS 09 E 12 DE MARÇO, A PARTIR DAS 19h30min. NESTE ESTUDO CADA COMUNIDADE SERÁ CONVIDADA A DEFINIR E ASSUMIR COMPROMISSOS CONCRETOS DIANTE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE.
PARTICIPE

Vanderley da Cruz
Comunidade São Pedro

Nenhum comentário: