sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONHECENDO NOSSA PARÓQUIA - Comunidade Esperança em Cristo – bairro Ferroviários


A Igreja da Comunidade Esperança em Cristo, no Bairro Ferroviários, foi idealizada pelo incansável esforço de pessoas da comunidade, engajadas com o forte propósito de edificar uma construção em que pudessem se reunir dignamente e realizar suas orações que outrora eram feitas nas casas e garagens das pessoas ali residentes, como também na pracinha ou na rua do bairro. Durante esse período, era improvisado um altar e, a cada celebração, buscava-se o santíssimo nas comunidades vizinhas.
As primeiras pessoas de que se tem relato, determinadas a erguer a construção, foram Juvenal Manoel Simplício e Benedito Bandeira, que não mais residem no bairro. Eles foram os propulsores da realização deste ideal. Nesta época, década de 70, a Usiminas doou a área para a edificação, mas em virtude das dificuldades financeiras, a obra não foi iniciada no prazo previsto, o que fez com que o terreno fosse resgatado pela doadora. Em 1990, Pe. Ernesto de Freitas Barcelos, Pe. José Miranda e o Bispo Dom Lélis Lara pediram, novamente, a doação do mesmo terreno à Usiminas, mas não tiveram sucesso.
Com a ajuda de José Irias Fernandes, conhecido no bairro como Tio Zé, a comunidade conseguiu a doação de um lote junto a Companhia Vale do Rio Doce, em 1995. Ele também esteve à frente das obras até a conclusão da construção, como administrador e mão de obra ativa. Jair Arruda, Luiza, Toninha, Francisco e Geni, Miltinho e muitos outros são pessoas consideradas pioneiras nesta causa e que contribuiu para sua realização.

Nenhum comentário: