terça-feira, 7 de outubro de 2008

SANTO DO MÊS:

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

(fonte: http://www.comunidadeshalom.org.br/ – texto de Edwiges Moura)

Na noite de dia 02 de janeiro de 1873, nasce em Alençon (França) a nona e última filha do casal Luís Martin e Zélia Guérin. Aos 09 de abril de 1888, entra no Carmelo de Lisieux e morre no dia 30 de setembro de 1897. Em 17 de maio de 1925, Pio XI preside a cerimônia de canonização de Teresinha Martin, na presença de 33 cardeais, 250 bispos e milhares de fiéis. Em 1927, ainda o Papa Pio XI a declara “padroeira principal das Missões em todo universo, em pé de igualdade com S. Francisco Xavier”. Em 1997, a santa da simplicidade foi declarada doutora da Igreja.

Espiritualidade de Santa Teresinha
O Espírito Santo conduziu a jovem Teresa a redescobrir a realidade mais fundamental do Evangelho: Deus é verdadeiramente nosso Pai e nós somos seus filhinhos, e com o Espírito podemos nos dirigir com confiança ao Deus amoroso e cheio de Misericórdia, e falar-lhe como Jesus falava: Abbá, Paizinho! Assim é que, conhecendo a verdadeira face de Deus, Teresinha, cujo “amor a Deus crescera com ela à sombra do claustro, a ponto de se tornar um abismo cuja profundidade não era possível calcular”, se lança com toda liberdade em um caminho marcado acima de tudo pela confiança sem limites no Amor Misericordioso de Deus e nesse caminho entende que a única coisa que vale aos olhos de Deus é o amor: amor a Deus e ao próximo. Nessa via, marcada pela confiança a Deus e abandono à sua Santa Vontade, qualquer pessoa, por mais fraca que fosse, poderia seguir sem se importar em acumular méritos, mas esperando receber tudo de Deus. O importante era viver o dia a dia dando tudo de si para fazer com amor todas as pequenas coisas e serviços que estivessem ao seu alcance, mas reconhecendo-se sempre pequeno e esperando tudo de Deus.

Um comentário:

Edwiges Moura disse...

Fiquei admirada ao encontrar este meu artigo sobre S.Teresinha,neste blog.Eu o escrevi em 1997,ano em que toda a Igreja comemorava os 100 anos da entrada no Céu de S.Teresinha.E de lá para cá vejo que o número de devotos desta querida santa só faz crescer.Creio que a principal mensagem de Teresa é a "confiança e o amor".Creio que sua mensagem é muito necessária,e nos recorda um caminho "novo,bem reto,bem curto",pra Jesus.Eu gostaria de poder dizer a cada pessoa:"Jesus te amou,e se entregou por ti.Deixe-se amar,confie e espere neste Senhor que te ama até o infinito".Espero que S.Teresinha,com sua autobiografia,a História de uma Alma,continue a dizer isto,e a atrair a atenção para o Amor Misericordioso de Deus.
Edwiges Moura,24/11/2008