terça-feira, 7 de outubro de 2008

CONHECENDO NOSSA PARÓQUIA

Comunidade Vila da Paz
Em 1982 já surgia no bairro Cidade Nobre uma pequena vila. Os moradores manifestaram o desejo de partilhar o bem comum, ou seja, o material, social e espiritual. Os primeiros moradores foram Antônio Marinho e sua esposa Terezinha, e a família de Dona Preta. Por considerarem aquele um lugar calmo e tranqüilo, deram-lhe o nome de Vila da Paz.
Iniciaram um trabalho de evangelização junto com os freis Eduardo e Jacy, que encontraram muitas dificuldades, mas não desistiram. Um dos primeiros passos foram as reuniões com algumas pessoas que se colocaram a disposição e começaram a fazer encontros e celebrações nas ruas. Foram contribuintes para construção do reino de Deus: Edson do Nascimento, Cecília, Zinho, Elmo, Conceição, Adelmo e outros.
Entre os anos de 1984 e 1988, chegaram várias famílias, unindo forças a essa construção: Dona Conceição, Maria da Conceição, Amâncio, Narciza, Sônia do Ladico, Fátima, Íris, senhor Zico e família, Genita, Odélia e Adilson que tocavam nas celebrações, e a família do senhor Pedro.
Nessa época reuniam-se nas casas e ruas. Pessoas como Narciza, Sônia, Genita, Conceição, Íris e Maria do Azizo doavam o espaço de suas casas para a reza do Terço, do Ofícios cantado, das reuniões e de outros momentos de vida comunitária. Edson Alves, conhecido como o grande ‘Edinho’, também foi muito importante, bem como outras pessoas que foram chegando e também marcaram presença nesta luta, como; Maria Aparecida Lopes, Aristides e outros. A presença dos sacerdotes Ernesto, Marcelino, Buião, Irany, Sebastião e Máximo também deu grande ânimo e força à Vila da Paz. Nesses anos, conseguiram reunir crianças nas Missas e fizeram o batizado.
Atualmente a comunidade caminha com muita dificuldade, mas tem sempre a graça de contar com ajuda de pessoas de outras comunidades. Estão ao lado e servindo de guias e apoiadores, hoje, os atuais padre Geraldo Reis, frei Raimundo e os seminaristas. Os membros da comunidade Vila da Paz também gostam sempre de lembrar da grande ajuda recebida de padre José Miranda, que hoje se encontra junto de Deus intercedendo por nós.

Nenhum comentário: