quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO!


Já nos aproximamos do término de mais um ano. Nessa época costumamos rever nossa caminhada. Pensamos nos bons momentos vividos, nas conquistas alcançadas e também naquilo que ainda exigirá de nós maior esforço, cuidado, reflexão e ação.

Com a chegada do Advento, nos preparamos para celebrar, com alegria, o “Verbo que se fez carne e habitou entre nós” (João1, 14)! Neste tempo de espera, Deus nos fala: Vós sois a luz do mundo! E afinal, o que é ser luz? Ser luz é deixar-se, antes de mais nada, ser conduzido pelo Espírito Santo. É permitir que a graça divina penetre no mais profundo de nossa alma, transformando nossa casa interior. E com esta casa preparada, podemos receber bem o menino Deus – Jesus Salvador!

Na comunicação, a luz é um símbolo bem significativo. Podemos pensá-la como idéia, criatividade, inovação. Também podemos considerá-la como o processo de anunciar a Boa Nova a todas as criaturas. Em ambos os aspectos podemos destacar a Pastoral da Comunicação (PASCOM), que exerce uma função ímpar na igreja: ser canal dessa luz divina através da mídia impressa e eletrônica.

As grandes redes midiáticas vêm insistentemente servindo a interesses particulares e propagado ideologias distorcidas e contrárias ao Evangelho. A comunidade cristã não pode ficar calada diante desse cenário. Ela deve testemunhar, de forma coerente e eficaz, o que Cristo sempre anunciou durante a sua vida: amor, perdão, justiça, verdade, fraternidade, paz. Para isso é que servem um boletim informativo, programas de rádio, site paroquial. Não se usa tais meios apenas porque são legais e divertidos. Mas sim porque a função dos mesmos é evangelizar.

Chegou a hora de orar e agir. Não podemos ficar olhando o mundo girar sem deixarmos nossa marca na história da humanidade e da Igreja. Nossa vocação de cristãos só terá sentido se permitirmos que essa luz transforme nossa vida e a de nossos irmãos.

Um feliz natal e próspero ano novo!

Seminarista Gustavo Drumond - PASCOM

Nenhum comentário: