
O Ano Litúrgico é o tempo que marca as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Não é como o ano civil, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, mas começa no primeiro domingo do Advento (preparação para o Natal) e termina no sábado que é sua véspera.
O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do ano litúrgico, o qual antecede o Natal. É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, quando os fiéis, esperando o nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.
O tempo do Advento, de 29 de novembro a 24 de dezembro, é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na espiritualidade cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
Em todos os tempos litúrgicos, celebramos a centralidade do mistério de Jesus Cristo (encarnação, paixão, morte, ressurreição).
No ciclo do Natal, de 24 de dezembro a 11 de janeiro, celebramos privilegiadamente a Encarnação de Jesus; celebramos o Emanuel, Deus que veio até nós.
Todo tempo litúrgico é constituído por três etapas. Cada um destes três momentos tem características próprias (ver quadro). O ‘antes’ significa a preparação para a festa que se vai celebrar. O ‘centro’ é a festa celebrada. O ‘depois’ é sua continuação, ou seja, a graça e a alegria daquele dia prolongam-se por um período. No ciclo do Natal, o antes é o Advento; o centro é o próprio Natal (festa da encarnação de Deus); o depois é seu prolongamento nas festas da manifestação do Senhor.
Unir fé e vida
a) Devemos vivenciar o Advento, a fim de que ele seja para nós um verdadeiro tempo de preparação e de alegre esperança.
b) Devemos dar ao tempo de preparação do Natal o seu verdadeiro significado, para podermos manifestar que nosso coração está pronto a acolher o Emanuel, Deus que veio a nós.
c) Devemos renovar nossos compromissos e responsabilidades como discípulos e missionários.
d) Devemos ter consciência da centralidade do mistério de Jesus Cristo nas festas que seguem o Natal. Assim estaremos atentos à centralidade de cada dia festivo do calendário litúrgico.
Elma Lopes GuidineEquipe Paroquial de Formação Permanente.
O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do ano litúrgico, o qual antecede o Natal. É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, quando os fiéis, esperando o nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.
O tempo do Advento, de 29 de novembro a 24 de dezembro, é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na espiritualidade cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
Em todos os tempos litúrgicos, celebramos a centralidade do mistério de Jesus Cristo (encarnação, paixão, morte, ressurreição).
No ciclo do Natal, de 24 de dezembro a 11 de janeiro, celebramos privilegiadamente a Encarnação de Jesus; celebramos o Emanuel, Deus que veio até nós.
Todo tempo litúrgico é constituído por três etapas. Cada um destes três momentos tem características próprias (ver quadro). O ‘antes’ significa a preparação para a festa que se vai celebrar. O ‘centro’ é a festa celebrada. O ‘depois’ é sua continuação, ou seja, a graça e a alegria daquele dia prolongam-se por um período. No ciclo do Natal, o antes é o Advento; o centro é o próprio Natal (festa da encarnação de Deus); o depois é seu prolongamento nas festas da manifestação do Senhor.
Unir fé e vida
a) Devemos vivenciar o Advento, a fim de que ele seja para nós um verdadeiro tempo de preparação e de alegre esperança.
b) Devemos dar ao tempo de preparação do Natal o seu verdadeiro significado, para podermos manifestar que nosso coração está pronto a acolher o Emanuel, Deus que veio a nós.
c) Devemos renovar nossos compromissos e responsabilidades como discípulos e missionários.
d) Devemos ter consciência da centralidade do mistério de Jesus Cristo nas festas que seguem o Natal. Assim estaremos atentos à centralidade de cada dia festivo do calendário litúrgico.
Elma Lopes GuidineEquipe Paroquial de Formação Permanente.
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