quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Comunidade São Sebastião do Recanto


A Comunidade São Sebastião começou pelo desejo e por iniciativa do então Pe. Buião de criar, no bairro Recanto, mais uma comunidade para a paróquia. Com a ajuda de alguns moradores, em 15 de novembro de 1998, foi realizada a primeira Santa Missa, celebrada por esse padre, na praça do bairro.
Três meses depois, foi realizada uma reunião na casa de Adão Rufino, escolhido pelo Pe. Buião, como coordenador para indicar os membros responsáveis pela Comunidade. Foram escolhidos o Luiz Gonçalves para presidente, Geraldo Ingrácio para vice-presidente, Marcos Aurélio para tesoureiro, Elza Umbelina para vice-tesoureira, Reginaldo Evangelista para secretário e Adão Rufino para vice-secretário. Na ocasião, foi deliberado o destino das ofertas e outras arrecadações.
Essas pessoas foram a “pedra angular” da comunidade. Também importantes para a criação da comunidade, os padres Irany e Marcos que, por muitos meses, celebraram a Santa Missa na praça do bairro.
Outra pessoa que também muito contribuiu foi a Darcy. Com seu jeito amigo e carismático, conseguiu que as celebrações fossem realizadas no cômodo comercial de Oraldina, que cedeu o espaço durante cinco anos sem qualquer ônus para a comunidade. Oraldina continua a ajudar na construção da Igreja.
Também celebraram na comunidade, o falecido Pe. Miranda, o Pe. Cláudio, o Pe. Alex e, pela primeira vez, no dia 9 de abril de 2000, o Pe. Geraldo Reis, atual Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Em maio de 2002, foram iniciados os planos de construção da igreja. O objetivo era aproveitar o terreno da melhor maneira possível. Realizamos bingos, rifas e festas.
Também em junho de 2002 que iniciaram as atividades do grupo de reflexão e da catequese, com o apoio de Aparecida Baltazar e sua família, João e Dalva, Tião e sua esposa e de Geraldo e Helena.
No início as celebrações aconteciam na parte da manhã. Depois, após consultar a comunidade, o horário foi alterado para o período da noite, mudança que resultou em fortalecimento da comunidade, havendo maior participação dos jovens e crianças.
A construção da igreja teve seu início em outubro de 2004, e contou com a dedicação e ajuda dos moradores.
Nestes dez anos de caminhada, com as bênçãos do Senhor, têm sido enviados cada vez mais operários para a messe. Um tempo de muita luta, mas também, tempo de grandes realizações. Deus tem feito um sonho se tornar uma realidade presente.

Nenhum comentário: