terça-feira, 31 de março de 2009

EDITORIAL




Estamos iniciando o quarto mês deste ano. Este mês é marcado pela celebração mais importante do calendário litúrgico, a Ressurreição de Jesus. A Ressurreição de Jesus é a garantia de nossa ressurreição. Se Jesus não ressuscitou, vã e a nossa fé, disse o Apostolo São Paulo. O domingo da Ressurreição ou domingo da Páscoa é o domingo primordial, do qual derivam todos os outros domingos do ano litúrgico. Cada domingo do ano é uma páscoa, páscoa semanal; é o dia do senhor.
“Celebra a Páscoa só quem sabe amar, sabe perdoar, com o coração grande como o mundo, sem inimigos, sem rancores” (Dom Oscar Romero). Então, celebrar a páscoa significa escolher Cristo. E escolher Cristo significa trabalhar pela vida. O que vemos em torno de nos? Ódio, morte, violência, discriminação, mal, egoísmo... Não é esta a nossa realidade? Se cremos em Cristo, no Cristo ressuscitado, Senhor da vida, vencedor do mal, da injustiça e da morte, devemos agir no sentido de sua ressurreição. Enquanto membros de uma comunidade cristã é preciso que façamos com que várias ressurreições aconteçam entre nós. Muitas vezes acostumamos com as coisas e com as pessoas que nada mais nos chamam a atenção. Somos frios diante de tantas coisas que acontecem. Banalizamos as coisas sagradas. Qual a ressurreição que precisa acontecer na minha vida? Na sua vida? Na vida de sua família? De nossas comunidades? Com certeza, varias coisas devem estar acontecendo e que não estão agradando a Deus.
É dever de cada um de nós testemunhar que a vida pode ser mais rica, mais alegre, mais plena, se contemplada e vivida em referência ao mistério do Cristo pascal, que passa através da morte só para ressurgir. Que pena que a páscoa como tantas outras festas não passa para muitos de uma oportunidade para o comércio. Será que a páscoa deve se resumir a chocolates? Ovos da páscoa?
A ressurreição de Jesus nos tornou membros da grande família de Deus, fazendo-nos participantes da natureza divina (2Pd 1,4). A comunidade cristã é uma comunidade de filhos e filhas de Deus e isto determina a qualidade do amor cristão: a vida nova dada no batismo cria uma nova solidariedade e uma igualdade entre os cristãos. E esta igualdade na graça nos introduz na esfera divina.
Escreve São João da Cruz: ”As almas possuem por participação os mesmos bens que Deus possui por natureza, por isso são realmente divinizadas por participação, semelhantes a Deus e associadas a ele”

Vem aí a grande semana: A SEMANA SANTA, em que celebramos a PAIXÃO, MORTE E RESSURREICAO de Jesus. Aproveitemos esta oportunidade. Com certeza na sua comunidade será realizada, ou melhor, celebrada a Semana Santa. Deus quer que todas as semanas sejam santas. Mas esta e a semana de todas as semanas.

Desejo-lhes uma Páscoa Feliz.

Pe. Geraldo Reis.

Nenhum comentário: