sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O QUE É PASCOM? 3ª parte

A Pascom, Pastoral da Comunicação, é a ação organizada em diversos níveis (comunidade, paróquia, diocese), para promover a comunicação interna da Igreja como um todo, e trabalhar a comunicação externa, com a sociedade, utilizando os diversos Meios de Comunicação Social (MCS).

A Pastoral da Comunicação na IgrejaPodemos destacar tendências importantes para a Pastoral da Comunicação. No Brasil a comunicação está em movimento, são muitas as vertentes, porém podemos destacar dois aspectos que tem mais influenciado a Pastoral da Comunicação:1. Crescimento do interesse pelo Rádio e pela Telemática2. Cresce a relação entre Comunicação e Educação.
Dentro da Igreja podemos destacar as seguintes tendências:3. Persistem na Igreja certas estruturas e atividades que não favorecem a comunicação dialógica. 4. Cresce na Igreja o interesse pelo Processo da Comunicação superando aos poucos a visão de simples posse dos meios. 5. A motivação gerada pelo "Projeto Rumo ao Novo Milênio" favoreceu a criatividade na comunicação. 6. Começa a crescer na agenda de discussões das Pastorais Sociais e das CEB's a presença do tema da comunicação como direito e como dimensão da pessoa. 7. O crescimento da presença da Renovação Carismática Católica nos meios de comunicação vem ampliando a força de seu modelo da Igreja;8. Estão sendo constituídas Equipes de Pastoral da Comunicação em toda a Igreja do Brasil com a presença de profissionais;9. Aumenta a presença dos jovens na Pastoral da Comunicação.

Informe-se, conscientize-se, evangelize pela comunicação. Venha participar da Pascom. Reunião: toda terceira quarta-feira do mês às 19h30, no Centro Pastoral Pe. Miranda, no Iguaçu.

Alcimar Fioresi
Equipe Pascom PNSA

Nenhum comentário: