quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

SANTO DO MÊS – SÃO SEBASTIÃO – Dia 20


Padroeiro da Comunidade São Sebastião do bairro Recanto

Nascido em Narbonne, na França, de pais cristãos, São Sebastião recebeu o título de Defensor da Igreja.
As suas qualidades de cidadão prudente e generoso chamaram a atenção da corte imperial. O imperador Diocleciano (284-305) o nomeou capitão da primeira companhia de suas guardas. Isso lhe facilitou prestar grandes serviços à comunidade cristã, socorrendo os irmãos perseguidos. Com a palavra e com orações, com auxílios e com a sua presença, encorajava e fortalecia os que estavam presos ou ainda os que vacilavam diante dos tormentos. Muitas eram as conversões operadas por esse apóstolo fardado. Mas um excomungado o traiu e ele foi conduzido à presença do Imperador.
Diocleciano reprovou-lhe a conduta, sobretudo por ter provocado a cólera dos deuses contra o império, introduzindo até no próprio palácio uma crença tão nociva aos interesses do Estado.
A resposta de Sebastião foi clara e decisiva: "Tenho orado a Jesus Cristo por vós e pela conversão do império, e sempre adorei o verdadeiro Deus".
Essas palavras irritaram a Diocleciano que, sem nenhuma forma de processo, ordenou que Sebastião fosse amarrado a um poste e atravessado de flechas. Eis sua ordem: “Amarrado a um pé de louro no bosque de Apolo, Sebastião seja crivado de setas. Atenção, porém, que nenhuma ferida deve ser mortal, porque quero que sucumba de morte mais lenta e dolorosa que seja possível.”
Coberto de feridas, dado como morto, foi abandonado em uma poça de sangue. À noite, os cristãos foram dar-lhe sepultura condigna, mas se surpreenderam, encontrando-o ainda com vida. Conduziram-no para a casa da santa mulher Irene, a qual tratou suas feridas, e Sebastião, logo que se sentiu curado, dirigiu-se pessoalmente ao Imperador.
Ao vê-lo, Diocleciano, estupefato, lhe perguntou: “És tu realmente aquele Sebastião a quem mandei tirar a vida”?”-” Sou eu mesmo, respondeu o Santo, e o meu Senhor Jesus Cristo quis que eu vivesse ainda, para que na presença deste povo eu viesse dar um público testemunho da impiedade e da injustiça que cometeis, perseguindo com tanto furor os cristãos, que são os melhores e os mais fiéis cidadãos do Império”.
Enfurecido, Diocleciano ordenou que Sebastião fosse conduzido ao Circo, e ali, morto a varadas, a 20 de janeiro do ano 208.


ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO
Ó glorioso São Sebastião, mártir de Jesus Cristo e nosso modelo. Em vós brilharam as virtudes da fé, da esperança, da fortaleza e da caridade. Sois nosso padroeiro e poderoso advogado contra a peste e todos os males. Ajudai-nos a viver nossa fé, defender a verdade, praticar a caridade e iluminar nossa vida cristã com o testemunho das virtudes. Dai-nos intenso amor a Jesus Cristo, por quem não hesitastes sofrer o martírio. Infundi-nos coragem em meio das tribulações e fraquezas desta vida, para que convosco alcancemos o prêmio da eternidade e convosco nos encontremos um dia na casa de nosso Deus e Pai. Amém Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Nenhum comentário: