quinta-feira, 30 de abril de 2009

SANTO DO MÊS

Santa Rita de Cássia – dia 22

Rita Lotti nasceu na cidade de Roccaporena, Itália, em maio de 1381. Faleceu em Cássia, no dia 22 de maio de 1457. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900.
Foi uma filha obediente, esposa fiel e maltratada, mãe, viúva, religiosa, estigmatizada e santa incorrupta. Santa Rita experimentou tudo, mas chegou à santidade porque em seu coração reinava Jesus Cristo.
Muito jovem foi dada em esposa a um homem iroso e brutal com o qual teve dois filhos, todavia com o seu doce amor e paixão conseguiu transformar o caráter do marido e fazê-lo mais dócil. Santa Rita conviveu e dividiu a dura vida das pessoas do seu pequeno bairro. O marido foi assassinado e dentro de pouco tempo os filhos também o seguiram na sepultura. Ela porém não se abandonou à dor, ao desespero, ao rancor e ao desejo de se vingar. Ao contrário, conseguiu, de modo heróico, afogar a sua dor através do perdão aos assassinos do marido. Fez de tudo para que a família do marido fizesse as pazes com os assassinos, interrompendo assim a espiral de ódio.
Depois disso, entrou no convento e viveu os últimos 40 anos de vida em assídua contemplação, penitência e oração, completamente dada ao Senhor. Foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto. Santa Rita, 15 anos antes de morrer, recebeu o singular "espinho" daquela chaga dolorosa que lhe foi estampada na testa, que incessantemente lhe causou terríveis dores e os sofrimentos inauditos da coroação de espinhos.
Suportou o sofrer que lhe apertava a alma e lacerava as carnes porque compreendeu a sabedoria da Cruz. Assim, trocou a dor por uma inacreditável expressão de amor que doa sem pedir e a transformou em uma força enorme de elevação espiritual.
Santa Rita difundiu a alegria do PERDÃO imediato e generoso, da PAZ amada e por isso a persegue como bem supremo, do AMOR fraterno intenso e sincero, da extrema CONFIANÇA em Deus, completa e filial, da CRUZ levada com Cristo e por Cristo. Ela nos exorta a confiar em Deus para que se faça em nós os desenhos divinos.
A força de Santa Rita está na capacidade de falar a cada coração, de participar de todos os nossos problemas. Quando se sentir infeliz, ore com confiança a ela, que não deixará de transformar as suas orações em súplicas ardentes e agradáveis ao Senhor. Sua intercessão é tão potente que o povo devoto a chama "Santa das causas impossíveis, advogada das causas desesperadas".

Nenhum comentário: