sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AFINAL, O QUE SÃO SANTAS MISSÕES POPULARES?

Podemos afirmar que nossa paróquia está em clima de Santas Missões Populares, SMP. Ouve-se falar delas no momento dos “avisos”, além disso, já foi tema de matéria no Boletim Informativo do mês passado... Mas, afinal, o que elas significam?As Santas Missões Populares são um “mutirão de evangelização”, visando a renovar a vida das pessoas, das comunidades e da sociedade.
Antigamente, elas funcionavam de maneira diferente, com a presença de “missionários” de fora, pregações, procissões e “desobrigas”. Hoje, equipes são formadas na própria paróquia, e as atividades, que incluem visitas, diálogos e encontros, procuram fortalecer a comunhão e a vida fraterna.
As SMP consistem em um tempo especial de oração, de escuta, perdão, diálogo e reconciliação. Um tempo de graça, de vivência do amor, de anúncio do Evangelho. Um tempo de encontro: Deus visita o teu povo querido! E o povo recebe o abraço de Deus.
Somos convidados a ter os olhos fixos no Deus da vida (Hb12,1) para dar um passo a mais na articulação e organização das SMP em nossa paróquia. O trabalho não é restrito à equipe paroquial. O convite é para todos: é tempo de Missão! É tempo de valorizar o que é bom nas pessoas, nas pastorais, movimentos e serviço.

Significados
Missão. Palavra muito usada entre nós em missões militares, econômicas, políticas (a missão de pai ou de mãe...). De acordo com o dicionário Aurélio, é “encargo, incumbência”. Mas pode remeter, ainda, a outras palavras: envio, enviado, escolhido, apóstolo, plenipotenciário. São experiências tanto do antigo testamento como do novo.Assim como os discípulos de Emaús que abriram os olhos diante da fração do pão, também nós somos chamados a abrirmos os olhos diante dos sinais de Deus no tempo, e enxergarmos além daquilo que nos é familiar, além daquilo que é esperado ou conveniente. A Missão de anunciar o Evangelho é a razão para a Igreja existir.

Nenhum comentário: