terça-feira, 7 de outubro de 2008

Membros da Pastoral Familiar de Ipatinga discutem defesa da família em Congresso no RJ

Doze pessoas de nossa diocese, dentre eles, Pe. Alex Banza, da paróquia São Geraldo (Bom Jardim) e Pe. José Geraldo Reis, da nossa paróquia Nossa Senhora Aparecida participaram, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, do XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento promovido pela coordenação do Leste I, na Arquidiocese São Sebastião, contou com a participação de 1100 congressistas vindos de todos o Brasil.
Com o tema “Defesa da Família” e o lema “A família berço da vida e de toda a vocação”, promoveu reflexões não só de Bento XVI, como também de predecessor, João Paulo II, sobre a proximidade de Deus com a unidade familiar humana. De acordo com os ensinamentos da Igreja, Deus criou a família ao instituir o matrimônio, mas além disso a escolheu como o seu lar no mundo.
Os fundamentos de ambos os papas levam a crer que as virtudes familiares baseadas no profundo respeito pela pessoa e sua natural dignidade, no amor afetuoso traduzido pela prática da compreensão, pela paciência, pelo perdão mútuo, pelo estímulo educacional, capacitam a comunidade familiar para viver a primeira e fundamental experiência da sociedade.

Gratidão e continuidade
As doze pessoas da região que foram ao Rio estão agradecidas a Deus pela oportunidade de terem participado desse evento tão importante. Elas se comprometeram a repassar, aos poucos, às nossas paróquias, aquilo que aprenderam sobre as famílias.
A Igreja no Brasil também continuará se esforçando para fazer frutificar, em nosso país, as orientações do Papa cujo fundamento é o próprio Evangelho. E as dioceses de Minas Gerais também estão empenhadas nesse sentido. O próximo Congresso Nacional da Pastoral Familiar acontecerá em Belo Horizonte (Leste II) e será no ano de 2011.
Maria Eliza Ramalho Silva

Nenhum comentário: